O projeto hidrossanitário corresponde a uma exigência legal. Dessa forma, a primeira resposta para a sua importância se dá na obrigação desse projeto para as edificações.
Além disso, este projeto complementar evita erros na construção e reforma de um edifício, o que gera economia de recursos financeiros e tempo. Para reformas, o projeto hidrossanitário é fundamental, pois possibilita localizar em quais locais passam as tubulações, onde está a caixa d’água e registro e de que maneira cada um destes elementos se relaciona com cada sistema ou torneira.
Tratando-se de fossas e sumidouros, quando não existe planejamento prévio, a reforma pode ser de alta complexidade e gerar uma despesa bastante elevada. Todavia, para edificações com projeto de hidrossanitário, os gastos se tornam bem menos dispendiosos e a economia é garantida.
É fundamental que o projeto hidrossanitário seja integrado e compatível aos outros projetos de uma edificação, como elétrico, prevenção contra incêndio, estrutural e arquitetônica.